Portal da Gestão Pública
17/02/2025 09:45:54
JB CONSULTORES ASSOCIADOS O PORTAL DA GESTÃO PÚBLICA
Trabalho de Conclusão do CURSO DE FORMAÇÃO PARA MEMBRO DA JARI apresentado à JB Consultores Associados o Portal da Gestão Pública, como requisito para obtenção do Título de Membro da Jari.
ADMINISTRADOR DE TRÂNSITO
Imprescindível para o Técnico em Gestão de Trânsito
Lábrea, Am
2025
RESUMO
Vamos abordar os aspectos literários de alguns pensadores sobre a gestão do trânsito e entender a visão que eles tentam passar sobre o tema em questão, é o olhar de cada colaborador em suas experiências pessoais e profissionais no decorrer dos anos. E no contesto geral, os olhares se cruzam com pequenos enfoques sobre cada tema abordado. Todos esses brilhantes pensadores contribuíram de forma esplêndida para a gestão de um trânsito mais seguro e humanizado, graças a eles a gestão de trânsito evoluiu de forma considerável. Passaremos a entender a gestão de trânsito com um olhar voltado para a ciência social aplicada, de forma a fundamentar um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplina dos elementos de produção. A gestão estuda os empreendimentos de trânsito e humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social, ou seja, é impossível falar em gestão de trânsito sem falar em objetivos e sem comentário de alguns pensadores. Em síntese. O gestor de trânsito é a ponte entre os meios de recursos financeiros, tecnológicos, humanos, e os objetivos. Como elo entre os recursos e os objetivos do setor público, cabe ao gestor combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, o setor público por ser burocrático em razões de leis e por melhor que seja dispõe de todos os recursos e também a capacidade de processamento de informações dos seus gestores é limitado.
Palavras-chave: Gestão consciente. Olhar profundo da gestão de trânsito. Valorização do gestor. O futuro de um trânsito mais humanizado.
Sumário
2. Das Diretrizes Para O Planejamento E Gestão Dos Sistemas De Mobilidade Urbana
3. Conceito De Gestão Voltado Para O Trânsito
4. Realidade Local: Trago A Verdadeira Realidade Do Município De Lábrea/Am.
6. O Papel Do Gestor De Trânsito
7. Princípios Para Um Bom Administrador
Sinistros de trânsito têm um impacto significativo na sociedade, tanto em termos de custos econômicos quanto humanos. Todos os anos, milhões de pessoas são feridas ou mortas em acidentes de trânsito em todo o mundo, tornando-se um problema urgente de saúde pública e segurança.
Os custos humanos de acidentes de trânsito são imensos, com vidas perdidas, famílias desfeitas e comunidades afetadas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito, com muitas mais sofrendo lesões não fatais que podem levar a deficiências de longo prazo. No Brasil foram 33.743 mortes em 2023, são aproximadamente 92 mortes por dia, em média a cada 15 minutos morrem uma pessoa de acidentes no trânsito.
O presente diagnóstico discorre sobre os aspectos estruturadores do sistema de mobilidade urbana em Lábrea/Am, servindo-se de dados secundários resultantes de projetos, estudos e levantamentos fornecidos pelo órgão de trânsito DETRAN-AM, foram No Amazonas, motociclistas foram as maiores vítimas de acidente de trânsito durante o período de 2019 a 2023, com 1.087 mortes registradas. Os dados são do Boletim Epidemiológico de Mortalidade por Acidentes de Transporte Terrestre da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP).
No total de acidentes fatais, entre 2019 e 2023, o Amazonas registrou 2.090 óbitos por Acidentes de Transporte Terrestre (ATT), o que equivale a um aumento de 9% em relação ao início e final do período. Esse aumento foi apontado principalmente em Manaus, com 10% de aumento.
Na capital, o maior número de óbitos por ATT foi no ano de 2022, com 290 óbitos. Já no interior, 2021 bateu recorde, com 160 óbitos.
Entre os municípios com as maiores taxas de mortalidade por acidentes de transportes terrestres por motocicletas estão Rio Preto da Eva, em 2019 (24,1) e 2022 (16,0), Apuí em 2020 (19,4), Iranduba em 2021 (18,0) e Silves em 2023 (26,0).
Vale pontuar que em Lábrea não temos dados estáticos sobre mortes no trânsito, uma vez que o município não tem um órgão para coletas de dados.
Revelando o contexto no qual se estabelecem relações sociais, econômicas e institucionais. O plano pretende atuar como uma ferramenta de planejamento, orientação e desenvolvimento do transporte de pessoas e bens nas áreas urbanas e seus arredores. Seu objetivo principal é orientar para que as ações e investimentos relativos ao tema estejam de acordo com a visão almejada para o município de Lábrea. A Lei Federal nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, nos artigos 21 e 24, aborda a necessidade da caracterização da circulação viária no Plano de Mobilidade Urbana, e devem abranger todos os modos de transporte motorizados ou não. Cito o artigo 21.
2. DAS DIRETRIZES PARA O PLANEJAMENTO E GESTÃO DOS SISTEMAS DE MOBILIDADE URBANA
Art. 21. O planejamento, a gestão e a avaliação dos sistemas de mobilidade deverão contemplar:
I - a identificação clara e transparente dos objetivos de curto, médio e longo prazo;
II - a identificação dos meios financeiros e institucionais que assegurem sua implantação e execução;
III - a formulação e implantação dos mecanismos de monitoramento e avaliação sistemáticos e permanentes dos objetivos estabelecidos; e,
IV - a definição das metas de atendimento e universalização da oferta de transporte público coletivo, monitorados por indicadores preestabelecidos.
O perfil da mobilidade urbana do município de Lábrea terá que ser traçado com base em pesquisas realizadas junto à população, com caráter comparativo e por meio de análise percentual de dados coletados e conforme recomendações das leis que se encontram em vigor
.
3. CONCEITO DE GESTÃO VOLTADO PARA O TRÂNSITO
Um gestor de trânsito com certeza precisa estar capacitado para analisar dados de tráfego, organizar e desenvolver políticas e projetos para melhorar a circulação de veículos e pedestres e até mesmo saber implementar a sinalização adequada e coordenar medidas para garantir a segurança no trânsito.
4. Realidade local: TRAGO A VERDADEIRA REALIDADE DO MUNICÍPIO DE LÁBREA/AM.
O impacto da mobilidade urbana afeta todas as pessoas que vivem em Lábrea, pois se relaciona diretamente ao dia a dia da população. O Município de Lábrea/Am, presencia um aumento da população urbana como o aumento da frota de automóveis, e com isso ocorrem vários sinistros, as calçadas em mau estado de conservação, falta de segurança no trânsito, ruas e avenidas em mau estado, falta de estacionamento, ausência de ciclovias, falta de segurança pública, de sinalização, semáforos, quebra-molas, lombadas, pessoas de menores na direção, grande fluxo de animais nas ruas, conscientização da população, falta de sinalizações horizontais indicativas da malha ciclo viária; não há sinalizações verticais e nem horizontais não temos ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas; é importante notar que o transporte molda a cidade assim como a cidade molda o transporte.
Com isso é preciso que seja feito um planejamento de transportes que seja dividido em três níveis: estratégico, tático e operacional. O nível estratégico lida com modelos e simulações de longo prazo gerado a partir de uma série de levantamentos focados nos “desejos de deslocamento”. Nesse nível, o planejamento de transportes deve assegurar o deslocamento de pessoas e bens durante os próximos 20 a 25 anos. O nível tático lida com análises de médio em longo prazo e produz os projetos geométricos de vias, além dos projetos de sinalização e de controle de tráfego, por exemplo.
Por último, o nível operacional lida com ações de curto prazo como, por exemplo, programação de semáforos, espaçamento e localização de paradas cobertas para os estudantes que utilizam o sistema de ônibus escolares, vias pedestres etc.
5. MELHORIAS PROPOSTAS
O Plano de Mobilidade Urbana deve ser implantado no município de Lábrea/Am, mesmo tendo uma população de 45.448 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 20,55% em comparação com o Censo de 2010, foram diagnosticadas as demandas da população como a falta de calçadas, sarjetas, ruas estreitas muito lixo nas ruas, bem como as fragilidades nas infraestruturas locais.
Mas também, foram identificados os sistemas de transporte, apesar de ser um município de médio porte já comporte um sistema de linha de ônibus urbanos, principalmente nos bairros afastados do centro urbano. Também foram identificadas todas as potencialidades a serem trabalhadas e fomentadas, a fim de contribui para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, acessibilidade universal, equidade no uso do espaço público de circulação, segurança nos deslocamentos das pessoas, bem como na eficiência, eficácia e efetividade na circulação urbana. Espera-se que esse Plano cumpra não só a obrigação legal, mas também contribuam para a formulação e execução de políticas de desenvolvimento econômico e urbano sustentável e uma tomada de consciência do poder público e da população em prol desse resultado.
6. O PAPEL DO GESTOR DE TRÂNSITO
As funções do gestor foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto, por ser essa classificação bastante difundida, é comum encontrá-la em diversos livros e até mesmo em jornais de forma condensada em quatro categorias. São elas: planejar, organizar, liderar e controlar.
O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.
Na gestão não basta apenas ser uma pessoa boa, é necessário que tenha nascido para vencer, vitória essa que está relacionada com a busca constante de desafios, com a coragem de mobilizar-se, de assumir seu papel diante de seus pares, de seus colaboradores e de seus supervisores.
Trabalhar com seres humanos exige conhecer, compreender para posteriormente se desenvolver. Para identificar competências há que conhecer muito bem a empresa e todos os seus colaboradores. Desta forma partimos para a implementação de todo um sistema organizado, planejado e formalizado com o objetivo de reter talentos, desenvolver as capacidades individuais, prever constrangimentos, e acima de tudo criar e gerir as oportunidades. Desta forma motivamos todos os intervenientes, gerimos as suas expectativas e potenciamos a produtividade.
7. PRINCÍPIOS PARA UM BOM ADMINISTRADOR
· Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas;
· Saber decidir e solucionar problemas;
· Saber lidar com pessoas: comunicar eficientemente, negociar, conduzir mudanças, obter cooperação e solucionar conflitos;
· Ter uma visão sistêmica e global da estrutura da organização;
· Ser proativo, ousado e criativo;
· Ser um bom líder;
· Gerir com responsabilidade e profissionalismo;
· Ter visão de futuro, e;
· Não seja limitado
8. CONCLUSÃO
Podemos observar que desde os primórdios da humanidade, que o homem vem se associando com outros para conseguir, por meio do esforço conjunto, atingir determinados objetivos e metas a serem alcançadas. Desse esforço conjunto surgiram as empresas e os problemas.
Vale destacar a importância da municipalização do trânsito, o mesmo tem como acompanhar e presenciar as necessidades dos munícipes.
L12587. Disponível em:
TÉCNICA, I. Um diagnóstico sobre os acidentes de trânsito no Brasil em 2023 - CLP. Disponível em:
Disponível em:
Detran-AM. Disponível em:
Estão abertas inscrições para nove cursos na Escola Pública de Trânsito; saiba como fazer. Disponível em: